terça-feira, 6 de setembro de 2011

Radiofrequência e Ultracavitação: o que estas 2 técnicas juntas são capazes de fazer?

Respondendo ao título do post, a radiofrequência e a ultracavitação, quando usadas juntas, numa sequência de tratamento pode se dizer que fazem quase um milagre!
Cavitação e Radiofrequência: a solução final contra a gordura e celulite
A Ultracavitação é um procedimento não-invasivo (sem cirurgia) para moldar o corpo que reduz o volume e elimina a celulite e gordura localizada no abdômen, quadris, coxas e joelhos, braços e costas ...

O tratamento é indicado para pessoas saudáveis (contra-indicado em pessoas com problemas renais ou hepáticos, mulheres grávidas, pessoas com colesterol alto e triglicérides, próteses metálicas, hipertensão e diabetes grave ou descompensada, lesões de pele, epilepsia, febre ...) que queiram melhorar a aparência do seu corpo sem ter de recorrer a cirurgia.
Resultados altamente satisfatórios alcançados desde as primeiras sessões.

O Ultracavitação é baseado em um fenômeno físico (cavitação), onde se utiliza ultra-som de baixa freqüência na superfície da pele para produzir mudanças de pressão e temperatura do líquido intersticial do tecido adiposo.
As ondas ultra-sônicas convergem na área a ser tratada e provocam a criação repetida de "micro-bolhas". Essas bolhas acumulam energia até que acabam por implodir, separando os nódulos gordurosos, rompendo a membrana dos adipócitos e dissolvendo a gordura que está presente, o que permite a liberação da mesma.
Essas bolhas fazem "vibrar" a gordura de tal maneira que acabam por destruí-la, transformando triglicerídeos em diglicerídeos. A gordura passa, então, de estado sólido a líquido.
Essas gorduras liberadas são metabolizadas e eliminadas naturalmente pelo corpo humano através do sistema linfático, venoso e, finalmente, pela urina.

O ultra-som de baixa freqüência consegue romper o tecido adiposo sem danificar a microcirculação, já que os vasos sanguíneos, sendo elásticos, elástico podem absorver essa pressão sem se romper.
Também não é prejudicial aos tecidos e órgãos circunvizinhos.

Vale lembrar que:
Quanto maior freqüência ultra-sônica, menor profundidade alcançada
Quanto menor a freqüência ultra-sônica, a maior profundidade alcançada
A freqüência de 3 MHz atinge uma profundidade de 25mm
A freqüência de 1 MHz atinge uma profundidade de 60-70mm

A cavitação se aplica com ondas de ultra-som de 40 KHz e a profundidade da ação é limitada a 1,5 ou 2 cm.
O tecido adiposo é mais superficial que os músculos e órgãos.
NENHUM ÓRGÃO se encontra entre 1-2 cm de profundidade além do PANÍCULO ADIPOSO.
Em todo o caso, para evitar aplicações errôneas, nas áreas de profundidade inferior a 2,5 cm de espessura para o tratamento abdominal, recomenda-se posição estendida lateral do paciente e aplicação sob forma de clipe (como um beliscão) do cabeçal do ultra-som.

Antes de submeter-se ao tratamento de cavitação, é conveniente determinar o estado de saúde do cliente para evitar riscos desnecessários. Por este motivo, é aconselhável submeter-se previamente a um teste analítico da função hepática e renal e estudo do metabolismo lipídico, já que durante o tratamento são liberados ácidos graxos no sangue e linfa e se os níveis prévios já são elevados, deve-se reduzi-los antes.

Após cada sessão de cavitação é imprescindível fazer qualquer atividade que ajude o corpo a eliminar a gordura como sessões de drenagem linfática manual, plataforma vibratória, acupressão, exercício físico...
Pela mesma razão, é essencial manter uma dieta equilibrada e beber bastante água, antes e após o tratamento, a favor da eliminação das gorduras mobilizadas.


Já na radiofrequência, o objetivo é obter progressivamente a uma profunda reestruturação de colágeno, incluindo a formação de novas fibras, que substituem as velhas e deixam o tecido mais firme e elástico, em geral, melhora a condição da pele, removendo os traços do tempo e obtendo resultados que possam comparar com os de um lifting sem passar por uma sala de operação. Este processo é mais lento, conforme o caso e o estado do colágeno de cada pessoa. Na verdade, o tratamento tem mostrado mudanças significativas na remodelação de colágeno após a sexta semana após a aplicação de ondas de rádio.
 
A duração do tratamento varia dependendo da área tratada. Pequenas áreas como os braços são geralmente realizadas em 25 ou 30 minutos, enquanto que as áreas maiores pode durar de 45-60 minutos.
O número de sessões necessárias é variável e depende do estado de cada paciente e nível de exigência do mesmo, mas são considerados necessários entre 8 e 12 tratamentos corporais.
O tratamento é bem tolerado e não requer anestesia. Sente-se calor e pessoas com celulite muito rebelde podem sentir um pouco de dor enquanto se fricciona o cabeçal em determinadas zonas.
Uma vez terminada a sessão, o paciente pode voltar à sua rotina diária imediatamente, evitando o sol UVA e as próximas 48 horas. Beba bastante água, após a sessão, o que ajudará o resultado final.

Efeitos:
  A RF produz um aquecimento profundo afeta a pele e o tecido adiposo subcutâneo. Um aquecimento que pode ser dito é de dentro para fora. Tal aquecimento favorece:
• A drenagem linfática, que irá reduzir os líquidos e toxinas que são incorporados no tecido adiposo da celulite afetado.
• Um aumento do tráfego na área, que irá melhorar o seu metabolismo, tanto do tecido adiposo como a aparência da pele.
• A formação de colágeno novo, tanto na pele e tecido subcutâneo, devido à reorganização dos septos fibrosos e sobrejacente espessamento dérmico.
• E, finalmente, após a lesão térmica controlada a retração do tecido é uma resposta inflamatória, que será acompanhada pela migração dos fibroblastos, que reforçar a estrutura do colágeno, resultando num rejuvenescimento da área tratada.


Contra-indicações:
-Gravidez
-Aleitamento
Portadores de metal stents: a de marcapasso ou cardioversor desfribriladores.
cardiomiopatia grave.
"Coagulação.
doenças do tecido conjuntivo e doenças neuromusculares.
-Cancer.
"Nem são bons candidatos e os pacientes com obesidade significativa 

-implantes de colágeno recente.

Esclareça suas dúvidas sobre a cavitação. Nós respondemos a 10 perguntas mais freqüentes de nossos clientes.
1. O que é a cavitação?
A Cavitação é uma tecnologia revolucionária que, graças às ondas de baixa freqüência ultra-sônicas, produzem bolhas microscópicas que rompem as membranas das células de gordura sem afetar estruturas adjacentes, respeitando a integridade do sistema sanguíneo e linfático.

2. Quais são os benefícios?
A perda de peso.
Perda de volume.
Dissolução da massa gorda.
Reafirmação de tecido

3. Há algum outro tratamento similar?
Cavitação é o único capaz de eliminar a gordura a nível celular, convertendo os triglicerídeos em diglicerídeos, impedindo sua reprodução. A gordura é facilmente eliminada através do sistema linfático e urina.

4. Devo realizar algum tratamento adicional?
Aconselha-se a seguir uma dieta hipocalórica. Também é recomendado fazer sessões de drenagem linfática. É muito importante beber bastante água durante o tratamento (de 1,5 a 2 litros por dia).

5. Quanto tarda para que se possam ver os resultados?
As sessões são realizadas uma vez por semana ou a cada dez dias. Os resultados são imediatos.
Algumas mulheres notam uma redução de até dois tamanhos em duas ou três sessões somente, outras demoram um pouco mais. Porém todas notam uma redução substancial em um tempo relativamente curto.

6. O que sente o paciente durante a aplicação do tratamento?
Sente-se um formigamento, ou na melhor das hipóteses, algo como uma picada de mosquito, ou um leve zumbido nos ouvidos. E só.Também depende do aparelho a ser utilizado. Durante a parte do ultra-som, no entanto, a sensação é fresca e agradável. Muitos pacientes chegam a adormecer.

7. Por que fazer a cavitação?
Porque é eficaz, não requer anestesia, é um procedimento não-invasivo e não há riscos.

8. De quantas sessões vou precisar?
Depende de cada caso, mas entre 4 e 12 sessões devem suficientes para completar o tratamento.

9. É necessário fazer manutenção?
O efeito é duradouro, porém é possível fazer uma manutenção mensal.

10. Existe alguma contra-indicação?
Em nenhum caso deverão fazer o tratamento: mulheres grávidas, pessoas com alguma prótese na zona a tratar, ou pessoas com pacemakers/marcapassos.

                     FEMMINILE                         
Clínica de Fisioterapia Dermato Funcional

14 comentários:

  1. Podem me esclarecer? Há 3 anos eu fiz uma artrodese lombar, colocando parafusos de titânio na coluna. Será que posso fazer tratamentos estéticos usando a radiofrequência/cavitação para combater a celulite e gordura acumulada nas pernas e abdómen?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    Um doente com prótese na perna, pode fazer tratamentos de ultrassom no ombro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode não, pois o ultrasom emite ondas vibratorias que pode acabar aquecendo essa protese e pode queimar internamente

      Excluir
    2. Claro que pode. O campo de atuação destes aparelhos não é tão extenso. No entanto, a aplicação deve ficar restrita à região do ombro somente.

      Excluir
  3. Boa noite.
    Um doente com prótese na perna, pode fazer tratamentos de ultrassom no ombro?

    ResponderExcluir
  4. Qual frequencia mais indicada em mhz? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Pode fazer uma sessão de cavitação e RF juntas?

    ResponderExcluir
  6. qual a frequencia mais indicada para a RF?

    ResponderExcluir
  7. qual a frequencia mais indicada para a RF?

    ResponderExcluir
  8. A drenagem pode fazer antes ou depois da aplicação da rádio frequência?

    ResponderExcluir
  9. Porque quem tem hipertensão arterial não pode fazer radiofrequência?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,eu tenho artrose nos ombros,joelhos e tenho hérnia de disco eu posso está fazendo o tratamento??

    ResponderExcluir
  11. Porque pessoas obesas não podem fazer o procedimento de radiofrequência?!

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se posso estar fazendo o uso dessas massagem ultra cavitação eu tenho um stent .
    Fax ,4 anos que coloquei

    ResponderExcluir